28.8 C
Dourados
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
- Publicidade-spot_img

Sabres para harvesters: fatores que aumentam produtividade e durabilidade

- Publicidade -

Especialista da Oregon Tool dá dicas essenciais para aumentar a eficiência do conjunto de corte em operações florestais

No setor florestal, cada detalhe conta para garantir eficiência e produtividade. Os equipamentos de corte para este fim precisam ter desempenho consistente em longas jornadas, e, frequentemente, sob condições severas de operação. Por isso, saber escolher os componentes é essencial para reduzir custos e aumentar os resultados.

Um dos elementos mais críticos é o sabre, avalia Eduardo Garcia, especialista técnico de vendas da Oregon Tool. “Ele é um dos componentes mais exigidos em um harvester. Isso porque trabalha sob alta carga, com variações de temperatura e vibrações constantes. A escolha correta impacta diretamente no desempenho e na durabilidade do conjunto”, explica.

Garcia lembra que o foco das indústrias de operação de colheita mecanizada é a produtividade. “Um produto de melhor desempenho entrega essa produtividade em menos tempo. Ainda assim, muitos operadores consideram apenas o custo e tamanho compatível, sem avaliar rigidez, qualidade do aço, sistema de lubrificação e tipo de ponta. Isso pode gerar desgaste prematuro, riscos de segurança”, alerta.

Um sabre que vibra excessivamente, por exemplo, pode acelerar o desgaste e reduzir a vida útil dos trilhos e de todo o conjunto de corte do harvester: sabre, corrente e coroa.

Sabres para harvesters: fatores que aumentam produtividade e durabilidade

Como alternativa, Garcia cita o modelo Speed-Max XL Anti-Vibe da Oregon Tool. Com ele, a vibração do sabre é reduzida em até 12%, graças ao corpo de liga de aço 5% mais espesso, que oferece maior rigidez e estabilidade durante operações contínuas em alta carga. “O sistema LubriTec™ garante lubrificação contínua nas áreas de maior atrito, reduzindo o desgaste e prolongando a vida útil do sabre e da corrente”, completa.

Essa estabilidade permite trabalhar mais tempo, diminuindo paradas para trocas e manutenção, reduzindo o custo por hora de operação e acelerando o retorno do investimento.

Critérios para aumentar a eficiência do sabre em harvesters

1. Rigidez do sabre

Mais rígido, ele sofre menos flexão, garantindo cortes precisos, estabilidade e menor desgaste do conjunto de corte.

2. Qualidade do aço e resistência dos trilhos

Sabres em aço-liga de alta resistência com trilhos endurecidos suportam melhor o desgaste e as condições severas da colheita.

3. Sistema de lubrificação eficiente

Mantém os trilhos e o rolamento da ponta do sabre do harvester sempre lubrificados, evitando superaquecimento e desgaste prematuro, mesmo em operações prolongadas e sob alta carga.

4. Ponta e rolamento

O rolamento da ponta do sabre com rolete selado reduz o atrito da corrente e protege o sabre durante cortes contínuos e pesados. Rolamentos de alta qualidade garantem cortes precisos, maior estabilidade e prolongam a vida útil do conjunto de corte do harvester.

Sobre a Oregon Tool:

Líder mundial na produção de correntes de corte e barras para motosserras, a Oregon Tool está presente no Brasil desde o final da década de 1970 com uma de suas fábricas localizada em Curitiba (PR). Com sede em Portland, Oregon, EUA, e uma presença multinacional de fabricação e distribuição, a Oregon Tool vende seus produtos em mais de 110 países sob as marcas Oregon®, Woods®, ICS®, Pentruder®, Merit®, Carlton® e Tiger®.

A empresa é a líder global em correntes de corte, barras para motosserras, correntes diamantadas para corte de concreto e tubos de aço. Também é especialista em implementos agrícolas e fornecedora de peças e equipamentos originais para fabricantes de máquinas (OEM).

No Brasil, foi reconhecida em 2025 com o Selo Great Place To Work Paraná na categoria empresas de médio porte e conquistou o 2º lugar na categoria Estágio Inovador – Empresa Médio Porte com o Programa de Estágio Oregon Tool no Prêmio IEL.

Saiba mais em www.oregontool.com  

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-