20.3 C
Dourados
segunda-feira, 8 de setembro de 2025
- Publicidade-spot_img

Governo de MS entrega novas ambulâncias e reforça atendimento à saúde indígena

- Publicidade -

O investimento, de R$ 7,5 milhões, deve beneficiar cerca de 90% da população indígena do estado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Campo Grande – O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou, nesta sexta-feira (5), a estrutura da saúde pública com a entrega de 28 veículos destinados a municípios e comunidades indígenas.

A medida fortalece a rede de urgência e emergência em territórios indígenas e também contribui para estratégias municipais, como o controle de vetores, essenciais no combate a arboviroses e na redução da mortalidade infantil.

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o caráter social e estratégico da ação.
“Estamos entregando 21 ambulâncias e 7 caminhonetes, mas isso faz parte de um planejamento maior para estruturar a saúde em todas as regiões. Hoje também publicamos diretrizes da política estadual de saúde, reforçando a regionalização e a busca por justiça social. O cidadão não quer saber a origem do recurso, quer saber que o serviço chega até ele. Essa é a nossa prioridade”, afirmou.

Riedel ressaltou ainda a importância da integração entre União, Estado, municípios e comunidades indígenas. “Quando somamos esforços, os resultados aparecem. Nosso compromisso é não deixar ninguém para trás, garantindo atenção especial às populações mais vulneráveis, incluindo os povos indígenas”, disse.

Dos 28 veículos entregues, 21 são ambulâncias furgão zero quilômetro, adaptadas como Suporte Básico – Tipo B, adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde. Elas serão distribuídas para polos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) em municípios como Amambai, Aquidauana, Bodoquena, Dourados, Miranda e Sidrolândia, entre outros.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou o impacto da medida sobre a linha materno-infantil. “Esses veículos são fundamentais para reduzir a mortalidade infantil. Temos investido em equipamentos para unidades básicas, tablets e celulares para agentes comunitários e veículos para fortalecer o atendimento. Com base em dados, conseguimos direcionar melhor os recursos e ampliar os resultados”, explicou.

Já o coordenador do DSEI/MS, Lindomar Ferreira, reforçou a importância da atuação integrada. “Trabalhamos em parceria para que os veículos cheguem com eficiência às comunidades. Essa soma de esforços garante que a política pública chegue na ponta, onde o cidadão precisa”, afirmou.

Representando os municípios, a prefeita de Sonora, Clarice Ewerling, agradeceu o apoio do governo estadual. “Recebemos com alegria as ambulâncias e a caminhonete para endemias. O olhar municipalista do governador faz diferença no dia a dia das cidades”, disse.

De acordo com dados do Observatório da Cidadania, Mato Grosso do Sul possui 96 mil indígenas, dos quais 86 mil serão diretamente beneficiados pela nova frota.

Com informações: Comunicação do Governo de MS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-