31.6 C
Dourados
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
- Publicidade-spot_img

Sanesul produz 11,7 bilhões de litros por mês e mantém abastecimento regular em MS

- Publicidade -

Enquanto diferentes regiões do país enfrentam episódios de racionamento e discutem a insegurança hídrica, Mato Grosso do Sul apresenta uma realidade distinta. Nos 68 municípios atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o abastecimento de água ocorre de forma regular, segundo a direção da companhia.

O diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, afirma que o Estado colhe os resultados de anos de planejamento e investimentos contínuos em infraestrutura hídrica. A avaliação ocorre em meio à divulgação de notícias sobre dificuldades no fornecimento de água em grandes centros urbanos.

“O mundo debate a insegurança hídrica. No Brasil, apesar de sermos o país com maior disponibilidade de água doce, há cidades enfrentando fornecimento irregular”, observou o diretor, ao citar situações registradas em capitais e outras regiões.

De acordo com ele, a realidade sul-mato-grossense não é fruto do acaso. “Nos sistemas operados pela Sanesul há segurança hídrica em todas as cidades. Isso é resultado de investimentos feitos ao longo do tempo, com planejamento e responsabilidade”, destacou.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, também reforça que a estabilidade no abastecimento é consequência de gestão técnica e visão estratégica. Para ele, garantir água tratada de forma contínua é uma política pública estruturante, que exige compromisso permanente e foco no futuro.

A política de investimentos da empresa segue diretrizes do Governo do Estado, com meta de avançar na universalização do saneamento. A proposta é fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado brasileiro a universalizar o setor.

Atualmente, a Sanesul é responsável pela produção e distribuição de aproximadamente 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês. O sistema atende cerca de 664 mil ligações ativas nos 68 municípios sob sua concessão.

Os números evidenciam a capacidade operacional instalada e sustentam a regularidade do fornecimento no Estado, mesmo em um contexto nacional marcado por escassez hídrica em diversas regiões.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-