30.5 C
Dourados
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
- Publicidade-spot_img

Zé Teixeira cobra do governo informações sobre atendimentos no Hospital Regional

- Publicidade -

Deputado busca um diagnóstico preciso que inclui o número total de consultas médicas, exames diagnósticos realizados e o fluxo de internações hospitalares registradas a partir de 20 de dezembro de 2025, data em que o hospital passou a operar com regulação estadual.

O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, encaminhou requerimento ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, cobrando informações sobre a produtividade do Hospital Regional de Dourados e da Policlínica de Especialidades Médicas que funciona na unidade hospitalar inaugurada no final do ano. A medida visa monitorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, avaliando o impacto real da unidade na rede pública após a abertura da Policlínica e a implementação do serviço de internação e cirurgias via Sistema CORE.

Ao encaminhar o requerimento na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Teixeira explicou que a medida busca um diagnóstico preciso que inclui o número total de consultas médicas, exames diagnósticos realizados e o fluxo de internações hospitalares registradas a partir de 20 de dezembro de 2025, data em que o hospital passou a operar com regulação estadual.

De acordo com o deputado, o acompanhamento técnico é fundamental para garantir que o investimento de R$ 90 milhões realizado pelo Estado se converta em agilidade no atendimento. Entre os pontos centrais do requerimento está a estratificação dos pacientes por município de origem, o que permitirá analisar como o HRD está cumprindo seu papel de polo assistencial para municípios da Grande Dourados e Cone Sul.

Ao solicitar a discriminação das cirurgias por especialidade médica e a origem dos pacientes atendidos, Zé Teixeira reforça a necessidade de um sistema robusto que reduza o deslocamento de moradores do interior para a Capital. “As informações são essenciais para subsidiarmos nossa atividade fiscalizatória e, acima de tudo, para avaliarmos a capacidade operacional desta unidade, que é um marco na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul”, pontua o parlamentar no texto do requerimento.

Inaugurado com 100 leitos operacionais, incluindo UTIs adultas e pediátricas, o Hospital Regional de Dourados tem o desafio estratégico de desafogar o Hospital da Vida e a UPA de Dourados. O plano de expansão prevê atingir 192 leitos até o fim de 2026, com a ativação de serviços complexos como a hemodinâmica.

Em relação aos atendimentos ambulatoriais na Policlínica, o deputado quer informações sobre o número total de atendimentos realizados, discriminando o total de consultas médicas e de exames diagnósticos realizados, bem como o quantitativo de pacientes atendidos, estratificado por município de origem, indicando o total de atendimentos por cada município.

Em relação às internações hospitalares, Zé Teixeira cobrou informações sobre o número total de internações realizadas desde a inauguração e o quantitativo de internações estratificado por município de origem dos pacientes. O deputado quer saber, ainda, qual o número total de cirurgias realizadas no Hospital Regional de Dourados, bem como a discriminação das cirurgias por especialidade médica e o quantitativo de cirurgias estratificadas por município de origem dos pacientes.

Na justificativa do requerimento, o deputado Zé Teixeira ressalta que o Hospital Regional de Dourados foi inaugurado em 20 de dezembro de 2025, iniciando suas atividades com 100 leitos operacionais, incluindo UTIs adultas e pediátricas, além de salas cirúrgicas, com previsão operacional de expansão gradual, com capacidade total para 192 leitos planejada até 2026, incluindo a ativação de serviços de hemodinâmica, com planejamento para beneficiar diretamente 34 municípios da região Sul, desafogando o Hospital da Vida e a UPA de Dourados.

Para o parlamentar, as informações solicitadas têm por finalidade subsidiar a atividade fiscalizatória do Poder Legislativo Estadual de Mato Grosso do Sul, bem como permitir a avaliação da capacidade operacional e do impacto dos atendimentos do Hospital Regional de Dourados na rede pública de saúde para a referida região. “Nosso requerimento objetiva garantir eficiência da unidade, que é considerada um marco na regionalização da saúde no sul do Estado”, enfatiza Zé Teixeira. “Logo, o acompanhamento e as exigências de prestação de informação fazem-se necessários”, ressalta o deputado.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-