O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro comece a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Moraes ordenou que Bolsonaro comece a cumprir a pena no mesmo local onde já está desde sábado após ter sido preso preventivamente por ter descumprido medidas cautelares e tentado violar a tornozeleira eletrônica.
Bolsonaro foi apontado como líder e principal beneficiário de uma série de iniciativas que tinham por objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, ou derrubá-lo da chefia do Executivo após sua posse.
O ex-presidente foi considerado culpado pelo Supremo pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Moraes rejeitou a possibilidade de a defesa do ex-presidente apresentar novos recursos. O ministro ainda pediu que a Primeira Turma do STF seja convocada para confirmar decisão sobre início da execução da pena do ex-presidente.
Fonte: Reuters

