Dourados (MS) – Criada em 2018, a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) da Guarda Municipal de Dourados vem se consolidando como um dos principais braços da segurança pública no município. Com atuação rápida em ocorrências complexas, o grupamento é considerado estratégico no enfrentamento à criminalidade.
Atualmente, a Romo conta com 16 agentes especializados, todos treinados em técnicas de motopatrulhamento, escolta e abordagens de alto risco. Eles utilizam motocicletas de 650 cilindradas, o que garante maior potência, mobilidade e eficiência nas ações.
Quando iniciou suas atividades, a equipe dispunha de apenas 12 integrantes e motos de 300 cilindradas. O reforço em efetivo e equipamentos, aliado ao nível de capacitação, elevou o grupamento a um dos mais preparados do Estado, segundo avaliação da própria corporação.
Para integrar a Romo, o guarda municipal precisa ter passado pela Academia de Formação da GMD e se voluntariar para o Treinamento Romo, curso específico que aprofunda técnicas de condução em alta performance, patrulhamento motorizado e respostas rápidas em situações de risco.
Além das operações diárias, o grupamento também atua em grandes eventos e operações conjuntas, ampliando a presença da Guarda Municipal e garantindo mais segurança à população de Dourados.
Durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que reuniu 134 instituições, a Romo atraiu os olhares do público com uma apresentação de maneabilidade sobre motocicletas, mostrando precisão, disciplina e domínio técnico. A equipe repetiu diversas vezes as demonstrações para que toda a extensão da Avenida Marcelino Pires pudesse acompanhar de perto a performance dos agentes, que foram aplaudidos pela multidão presente.
Além da Romo, a Guarda Municipal de Dourados mantém outros grupamentos especializados que atuam de forma integrada na proteção da população. A Guarda Municipal Ambiental é responsável por fiscalizar e preservar o meio ambiente; a Ronda Escolar dedica-se à segurança de estudantes, professores e do patrimônio público nas unidades de ensino; e a recém-criada Patrulha Maria da Penha atua diretamente na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
De acordo com o comandante da GMD, Jamil Matos, a atuação da Romo é estratégica para garantir respostas rápidas e atendimento de ocorrências de alta complexidade. Ele explica que a Romo tem um papel fundamental em dar celeridade e resposta rápida às ações mais delicadas, mas a GMD, como um todo, atua na proteção do patrimônio público, na prevenção da criminalidade e no apoio à segurança urbana. “Nossas equipes trabalham de forma integrada com outros órgãos e isso potencializa nossa capacidade de proteger a população”, afirma.
A Guarda Municipal de Dourados também investe em tecnologia para reforçar suas operações. Através da central de monitoramento com câmeras, a GMD compartilha imagens em tempo real com outros órgãos de segurança, auxiliando na identificação de veículos com alerta de furto ou roubo, no acompanhamento de ocorrências e no suporte a investigações. Essa integração entre forças aumenta a eficiência das ações e amplia a segurança da população.
Com atuação cada vez mais especializada e o apoio de recursos tecnológicos, a Guarda Municipal de Dourados se consolida como um dos principais pilares da segurança pública no município, garantindo agilidade, eficiência e maior proximidade com a comunidade. Reconhecida nacionalmente, a GMD tem se destacado pela sua estrutura e pelo alto nível de atuação, atraindo o interesse de outros municípios que buscam conhecer de perto suas práticas de sucesso. Diversas cidades já enviaram agentes para conhecer a corporação e compreender seu modelo de gestão, considerado referência em todo o país.
Com informações: ASSECOM