De acordo com os indicadores do CLP, o Estado é o 2º em produtividade do trabalho, 5º em formalidade e 6º em qualificação dos trabalhadores
Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado representa um avanço em relação ao ano passado, quando o Estado ocupava o 3º lugar.
De acordo com os indicadores do CLP, o Estado é o 2º em produtividade do trabalho, 5º em formalidade e 6º em qualificação dos trabalhadores. Também houve progressos no mercado de trabalho, como a redução da desocupação de longo prazo — com ganho de 11 posições — e da subocupação por insuficiência de horas, que subiu quatro colocações.
O principal desafio segue sendo ampliar o número de trabalhadores com ensino superior, indicador em que Mato Grosso do Sul aparece apenas na 20ª posição.
Os dados vão ao encontro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou saldo positivo de mais de 3 mil vagas em julho de 2025 e 26,7 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano, crescimento de 4,2% em relação a 2024.
Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, o desempenho é resultado da atuação conjunta do Governo do Estado, municípios, Sistema S e programas como MS Qualifica, Sequalit e Funtrab. Ele destacou que já foram ofertadas cerca de 250 mil vagas em cursos de capacitação.