11.8 C
Dourados
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
- Publicidade-spot_img

Empresa Argentina acelera sua expansão no Brasil e promove busca por agricultores para projeto de irrigação sustentável

- Publicidade -

A firma está procurando produtores rurais com áreas de irrigação acima de 20 a 25 hectares, principalmente em culturas como cereais, citros e café.

A Kilimo, tecnologia argentina especializada em gestão hídrica agrícola, está fortalecendo sua presença no mercado brasileiro e lançou uma nova campanha para atrair agricultores interessados em aprimorar o uso da água na irrigação e elevar a eficiência da produção. Essa ação integra a estratégia da companhia para popularizar o Irrigation Manager, uma plataforma tecnológica que possibilita a monitorização, planejamento e gerenciamento precisos da irrigação, promovendo a sustentabilidade dos recursos hídricos nas regiões agrícolas do país.

Podem participar agricultores com áreas irrigadas superiores a 20–25 hectares que utilizem métodos como gotejamento, microaspersão ou pivô central. A ação é direcionada às regiões mais estratégicas ao agronegócio, incluindo áreas nas bacias hidrográficas do rio Tietê, PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Rio das Velhas, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Entre as cidades de foco estão:

Bacia Tietê 2: Capivari, Monte Mor, Hortolândia, Cruz Alta, Itu, Itupeva, Tatuí, Sorocaba, Laranjal Paulista, Conchas, Cerquilho, Indaiatuba, Salto.

Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ): Atibaia, Anhembi, Vinhedo, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Americana, Campinas, Itatiba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Bragança Paulista e Piracaia.

Bacia do Rio das Velhas: Pirapora, Várzea de Palma, Contria, Corinto, Curvelo, Lassance e Sete Lagoas.

Produtores interessados em integrar o projeto podem entrar em contato com a Kilimo pelo e‑mail [email protected] para obter mais informações sobre a adoção da ferramenta e as condições da campanha. “Nosso objetivo é apoiar o produtor rural na tomada de decisões mais precisas, conservando recursos hídricos e contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. A expansão da Kilimo no Brasil reforça nosso compromisso com uma agricultura inteligente e resiliente”, destaca Alexis Heredia, engenheiro agrônomo e desenvolvedor de Mercado e Parcerias na Kilimo climatech.

Como é o projeto
Nos últimos anos, a Kilimo firmou-se como parceira estratégica de multinacionais como Microsoft, Coca‑Cola, Google, Intel e Amazon. Por um lado, empresas que precisam mitigar riscos hídricos para garantir a continuidade de seus negócios. Por outro, agricultores que cuidam da água em bacias críticas e têm acesso a tecnologia para uma gestão mais eficiente da irrigação — sendo remunerados por isso. A climatech Kilimo atua como ponte entre essa demanda e a solução.

A empresa promove soluções de adaptação climática para alcançar segurança hídrica e garantir um futuro com água disponível para comunidades, empresas e ecossistemas. Para isso, criou um modelo de negócios que conecta agricultores interessados em melhorar suas práticas de irrigação com empresas que possuem metas de segurança hídrica. Junto a esses dois parceiros, implementa ações coletivas concretas, mensuráveis e auditáveis, que se materializam na restauração de bacias, transformando o valor da água em produção de alimentos.

Em setembro de 2024, a Amazon começou a usar uma nova ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em colaboração com a Kilimo para ajudar a combater a escassez de água na região do rio Tietê, que percorre 1.100 km por quase todo o estado de São Paulo. O projeto utiliza uma solução de IA capaz de calcular o consumo de água e monitorar a qualidade do solo. Além disso, a tecnologia pode sugerir recomendações de irrigação baseadas nas informações coletadas para os produtores rurais participantes.

Fonte: Assessoria Kilimo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-