A nova disposição vertical do estoque maximiza o uso do espaço, atende às normas sanitárias e aprimora o transporte de remédios para as unidades de saúde do município.
Após ampliar a rede de farmácias nas unidades básicas, a administração pública avança em uma iniciativa estratégica para fortalecer a logística no setor de saúde. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está sendo implementada uma modernização total do almoxarifado farmacêutico, que agora conta com uma estrutura de armazenamento vertical composta por prateleiras de aço com até três metros de altura, capaz de acomodar mais de 350 itens, incluindo medicamentos e dietas.
Anteriormente, o estoque era armazenado horizontalmente, empilhado de forma que dificultava a separação e o envio dos medicamentos às unidades básicas e especializadas. Com esse novo arranjo, o espaço será utilizado com maior eficiência, o fluxo das atividades será otimizado e a distribuição será concluída em menos tempo.
O prefeito Marçal Filho foi conhecer o novo sistema na manhã nesta terça-feira (8) e destaca a importância da iniciativa. “Em até quatro dias tudo estará reorganizado”, enfatizou Marçal. “Pode parecer algo simples, mas medicamento bem armazenado e identificado agiliza o trabalho da equipe, chega mais rápido ao paciente e ainda cumpre com as exigências sanitárias que recomendam a verticalização”, explicou o prefeito Marçal Filho, que acompanhou a montagem das prateleiras ao lado do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.
Segundo Márcio, hoje o almoxarifado contra com mais de R$ 17 milhões em medicamentos e dietas armazenadas. “O almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde se torna, com essa modernização, um espaço mais seguro, eficiente e preparado para atender às necessidades da rede pública de saúde de Dourados”, explicou o secretário.

Para a coordenadora de assistência farmacêutica do município, Carolina Queiroz, a mudança representa a realização de um sonho antigo. “Estou na rede desde 2019 e sempre buscamos alternativas para melhorar o armazenamento”, ressaltou. “Agora, pela primeira vez, com o apoio do prefeito Marçal Filho, a Central de Abastecimento Farmacêutica será de fato organizada”, comemorou. “Isso impacta diretamente no controle de validade dos medicamentos e no cuidado com a população”, destacou a coordenadora.
Com informações: ASSECOM