Suspeita é em ave de subsistência no município de Estância Velha, próximo a Triunfo, onde um caso suspeito foi descartado.
O Ministério da Agricultura, por meio da plataforma que informa casos suspeitos, confirmados e descartados de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, que inclui Doença de Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foi atualizado com mais uma suspeita. Desta vez é em ave de subsistência no município de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
Na noite de segunda-feira (19), em coletiva de imprensa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o ministro Carlos Fávaro, responsável pela pasta, informou que, dos seis casos em investigação até ontem, três haviam sido descartados: Mato Grosso, em Nova Brasilândia, Grancho Cardoso, no Sergipe e Triunfo no Rio Grande do Sul, que tinham casos suspeitos em aves de subsistência, testaram negativo para a influenza aviária de alta patogenicidade. Ipumirim, Santa Catarina e Aguiarnópolis, no Tocantins, que são suspeitas em granjas comerciais, seguem em análise, assim como Salitre, que é ave de subsistência, também em análise.
O município de Estância Velha fica a cerca de 85 km de distância de Triunfo, onde um caso suspeito de gripe aviária altamente patogênica foi considerado como negatino na noite de segunda-feira.
As atenções se voltam com mais severidade sobre a doença neste momento após a confirmação, na sexta-feira (16) do primeiro caso dinfluenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil, em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Notícias Agrícolas