16.6 C
Dourados
domingo, 24 de agosto de 2025
- Publicidade-spot_img

O uso da Fecundação in Vitro (FIV) vem aumentando significativamente nos últimos anos em raças bovinas como a Senepol por ser al

- Publicidade -

21/03/2017 18h22 – Atualizado em 21/03/2017 18h22

O uso da Fecundação in Vitro (FIV) vem aumentando significativamente nos últimos anos em raças bovinas como a Senepol por ser alternativa segura para multiplicar em larga escala rebanhos de alto valor genético.

Oficina de Concertação em Olericultura de Mato Grosso do Sul, voltada para os horticultures da Grande Dourados, começa hoje e se estende até amanhã no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste

A Delegacia Federal da Agricultura, órgão ligado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, realiza nesta quarta (hoje) e quinta-ferira (amanhã) em Dourados a I Oficina de Concertação em Olericultura de Mato Grosso do Sul. A capacitação será no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste. “A oficina tem custo zero para os produtores de hortifrúti da Grande Dourados e para os demais públicos, com as inscrições podendo ser feitas até as 9h30 desta quarta-feira”, ressalta Dorival Betini, delegado federal da Agricultura no Estado.

Destaque para a palestra com Carlos Banci, da Emater do Distrito Federal, que vai falar sobre “O Cenário e Desafios da Produção e Comercialização de Hortaliças no Brasil e os Mercados Potenciais para o Mato Grosso do Sul”. Na sequência, Warley Marcos Nascimento, da Embrapa Hortaliças, de Brasília, vai falar sobre o

“Panorama da Produção de Hortaliças no Brasil”.

Na quarta-feira também acontece a palestra “Cenário Nacional de Comercialização de Olericolas e Perspectiva de Mercado para o Mato Grosso dso Sul”, tendo como palestrante Amita de Souza Dias Gutierres, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). No final do dia acontece o painel “Organização de Pequenos Produtores, uma experiência de sucesso: o caso da Cootaquara, em Planaltina, Distrito Federal”.

A I Oficina de Concertação em Olericultura de Mato Grosso do Sul prossegue quinta-feira na Embrapa Agropecuária Oeste com atividades durante todo o dia. “Essa é uma oportunidade do produtor ter um encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e experiências”, ressalta Betini. “A oficina vai reunir pesquisadores para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional”, esclarece o delegado federal da Agricultura.

Betine lembra que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e a Embrapa Agropecuária Oeste vem dedicando esforços na promoção do desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Estado a partir do convênio Plano de Inovação da Agricultura Familiar. “Nesse sentido estamos organizando esse encontro com o objetivo de identificar as principais demandas e os gargalos relacionados à cadeia produtiva de olericultura, assim como alinhas ações para compor uma agenda conjunta de trabalho e parceria entre as instituições”, argumenta Betini.

O encontro que começa nesta quarta-feira contará com a participação de representantes de instituições que atuam em diversar áreas da agricultura familiar, como pesquisa, assistência técnica e extensão rural, en sino, políticas públicas e órgãos governamentais ligados ao assunto. “É importante que o maior número de pessoas da agricultura familiar, sobretudo aqueles envolvidos com a Olericultura, participem desta oficina para receber informações que serão importantes no desenvolvimento da produção”, finaliza Dorival Betini.

Mercado da horticultura em Mato Grosso do Sul será debatido quarta e quinta-feira em oficina que acontece na Embrapa de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-