34.7 C
Dourados
sábado, 27 de dezembro de 2025
- Publicidade-spot_img

Pronatec Agro: Instituições interessadas em oferecer cursos já podem apresentar propostas

- Publicidade -

25/06/2015 15h49 – Atualizado em 25/06/2015 15h49

Para o segundo semestre de 2015 serão ofertadas cerca de 15 mil vagas pelo Mapa

As instituições interessadas em pactuar cursos do Pronatec Agro já podem apresentar as propostas de ofertas de vagas por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC). Entre os principais parceiros ofertantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estão os Institutos Federais de Educação, as universidades, o SENAR e o SENAI, entre outros.

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, por meio de Nota Informativa, a homologação das propostas de oferta de vagas registradas pelos ofertantes no Sistec será feita entre os dias 6 e 17 de julho. Para o segundo semestre deste ano, serão ofertadas 15.184 vagas para diversos cursos, um aumento de 51,85% em relação a 2014.

Os cursos são voltados para agricultores, familiares e jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio. No ano passado, as capacitações do Pronatec Agro tiveram 4,5 mil alunos.

Áreas

As vagas são para cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outras áreas. As aulas devem começar a partir de setembro.

O Pronatec Agro é fruto de um acordo de cooperação firmado em maio de 2014 entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para a agropecuária. O objetivo é aprimorar os conhecimentos gerenciais e técnicos para gerar oportunidades de emprego e renda.

Após a pactuação, os interessados poderão procurar o Ministério da Agricultura, por meio do email [email protected] ou pelo telefone (61) 3218-2433, e as Divisões de Política Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPEDAGs) das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) nos estados para obter informações sobre como participar dos cursos.

Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-