19/05/2015 10h29 – Atualizado em 19/05/2015 10h29
Presidente do Sindicato Rural de Dourados afirma que tantam colar na agricultura a culpa pela escassez de água, mas que, na verdade, o setor contribui coma preservação
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lucio Damalia, defendeu a agricultura ao discursar na solenidade de abertura oficial da 51ª Expoagro, na manhã de sábado. Diante de uma plateia formada por pesquisadores, produtores rurais, autoridades municipais, estaduais e federais, ele apontou a sustentabilidade da agricultura brasileira, sobretudo nas tecnologias de plantio direto na palha e na integração agricultura/pecuária. “Não poderia deixar de aproveitar esse momento para desmistificar algumas questões que tentam colar no produtor rural,sobretudo em tempos de racionamento de água quando tentam colocar agricultura como vilã do consumo de água”, ressaltou.
Segundo Damalia, a agricultura brasileira está cada vez mais conservacionista, de forma que toda chuva que atinge uma área de integração lavoura/pecuária ou um sistema de plantio direto consolidado, infiltra em sua totalidade no solo, abastecendo naturalmente as nascentes e mananciais. “Portanto, não existe desperdício, pelo contrário, a agricultura ajuda a preserva a água”, afirmou.
Ele aproveitou a solenidade de abertura oficial da Expoagro para agradecer o empenho de cada membro da diretoria, bem como do envolvimento de cada funcionário e colaborador do Sindicato Rural na realização da Expoagro. “Agradeço ao poder público municipal, sobretudo ao prefeito Murilo, um parceiro de primeira hora do Sindicato Rural”, enfatizou. “Agradeço também ao poder público estadual, na pessoa do governador Reinaldo Azambuja, que, mesmo diante das dificuldades inerentes do cargo, tem mostrado que pode fazer a diferença”, completou.
Lucio Damalia também agradeceu o apoio do deputado estadual Zé Teixeira, segundo ele, “um parceiro do homem do campo e um político comprometido com o produtor rural”. Ele também destacou a importância da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. “Na pessoa do seu presidente Nilton Pickler, a Famasul tem sido incansável na defesa do produtor, na garantia da legalidade e do direito de propriedade”, ressaltou Damalia. “Agradeço à direção da Aprosoja Nacional, presidida pelo Almir Dalpasquale, e a Arosoja MS, presidida pelo nosso amigo Maurício Saito”, completou.
Outros setores aliados ao Sindicato Rural também foram lembrados no discurso de abertura oficial de 51ª Expoagro. “Nossos agradecimentos também à Embrapa, Fundação MS, Senar, Sebrae, Associação Comercial e tantos outros parceiros que estão juntos nesta festa”, ressaltou Damalia. “Agradeço os veículos de comunicação, aos organismos de segurança como a PRF, DOF, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e ao Exército Brasileiro”, completou.
O presidente do Sindicato Rural encerrou fazendo um agradecimento especial aos patrocinadores e expositores por acreditarem na Expoagro mesmo em momento de crise e por estarem com o Sindicato Rural no desafio de realizar a maior feira do agronegócio de Mato Grosso do Sul. “Por fim, meus agradecimentos especiais aos produtores rurais de Dourados, homens e mulheres que são o motivo de existir do nosso sindicato”, finalizou Lucio Damalia.
Foto: Hédio Fazan
Fonte: Gazeta do Campo


