33.6 C
Dourados
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
- Publicidade-spot_img

Dourados: Prefeitura investe em estrutura moderna para atendimento em saúde mental

- Publicidade -

Prefeitura de Dourados dá início nesta quinta-feira (19) à construção do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III), unidade especializada que promete fortalecer e modernizar o atendimento em saúde mental no município

Dourados: Prefeitura investe em estrutura moderna para atendimento em saúde mental
Prefeitura investe em estrutura moderna para atendimento em saúde mental

O novo CAPS AD III contará com investimento de R$ 4.825.527,58, por meio do Novo PAC Saúde, e terá 722,92 metros quadrados de área construída em um terreno de 7.802,56 metros quadrados pertencente ao município. A previsão é de que a obra seja concluída até o fim do ano.

A estrutura foi planejada para oferecer atendimento humanizado e completo às pessoas em tratamento por dependência de álcool e outras drogas. O prédio terá sala de acolhimento e espera, espaços para atividades coletivas, farmácia, sala de aplicação de medicação, ambiente de convivência, refeitório, sala de repouso, cozinha, banheiros coletivos, lavanderia e áreas de apoio.

A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Marçal Filho durante solenidade no local da obra, na Rua Abílio de Mattos Pedroso, nº 1565, no Jardim Novo Horizonte.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços públicos de saúde mental abertos à comunidade e voltados ao atendimento de pessoas em intenso sofrimento psíquico, incluindo aquelas com uso prejudicial de álcool e outras drogas. O modelo CAPS AD III é destinado a municípios com mais de 150 mil habitantes e oferece atendimento contínuo, inclusive em situações de crise.

Quando estiver em funcionamento, a unidade de Dourados contará com equipe multiprofissional para garantir acompanhamento clínico, apoio psicossocial e suporte às famílias. O serviço também atuará de forma integrada com a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais gerais, Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos.

Além do atendimento individual e em grupo, o CAPS AD III desenvolverá atividades terapêuticas, culturais e de socialização, promovendo a reinserção social dos usuários. As equipes também atuarão na construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), com foco na autonomia, na ressocialização e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Dourados: Prefeitura investe em estrutura moderna para atendimento em saúde mental

Com informações: ASSECOM

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-