33.7 C
Dourados
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
- Publicidade-spot_img

Dourados capacita professores para acolher alunos com diabetes nas escolas

- Publicidade -

Garantir segurança, inclusão e qualidade de vida aos estudantes com diabetes é o objetivo de uma iniciativa que começou a ser implantada nas escolas municipais de Dourados. A ação, desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sems) e Educação (Semed), está capacitando professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino (Reme) para lidar com situações do dia a dia e eventuais emergências relacionadas à doença.

A primeira unidade a receber a capacitação foi a Escola Municipal Neil Fioravanti – Caic, onde profissionais participaram de treinamentos sobre monitoramento, alimentação adequada e procedimentos em casos de descompensação.

Segundo a farmacêutica Márcia Regina Soltosky Frantz, uma das responsáveis pela ação ao lado da nutricionista Karyne Tafarelo Moreno, o preparo da equipe escolar é essencial para que o aluno com diabetes se sinta acolhido e tenha mais segurança no ambiente educacional.

A proposta também envolve os familiares, que recebem orientações sobre prevenção e cuidados básicos. A participação da família, reforçam as especialistas, é fundamental para garantir o bem-estar da criança ou adolescente dentro e fora da escola.

Com essa integração entre saúde e educação, a Prefeitura busca não apenas oferecer suporte técnico, mas também promover a permanência dos alunos na escola, fortalecendo a inclusão e o cuidado contínuo.

Priscilla Sayuri Akahoshi Domingues, gerente da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, destaca a importância da iniciativa. “É um planejamento conjunto para que a criança possa participar de todas as atividades escolares, desenvolvendo dignidade e autonomia”, cita, destacando ainda a união dos ambientes escolares e familiares neste sentido. “O momento também é de escuta e acolhimento, esclarecendo dúvidas e propondo um trabalho conjunto entre profissionais e família”, finaliza.

Um levantamento será conduzido nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipal para verificar quais unidades tem registro de alunos com diabete para direcionar as ações do programa. Um mini-curso o será disponibilizado na plataforma da formação continuada da Semed para que os profissionais possam acessar de forma contínua, sempre que tiverem necessidade.

Os temas trabalhados serão: Entendendo o Diabetes em Crianças; Diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2; Sinais de alerta na escola (sede excessiva, idas frequentes ao banheiro, cansaço, sonolência); Uso da insulina e importância da rotina de cuidados e Cuidados no Ambiente Escolar.

Participam também das atividades, além da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, a Rede de Doenças Crônicas e o Núcleo de Educação Especial.

Com informações: Assecom

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-