14.9 C
Dourados
quarta-feira, 30 de julho de 2025
- Publicidade-spot_img

UCP de Pedro Juan dá as boas-vindas aos futuros médicos

- Publicidade -

A turma 2025.2 foi recebida em uma cerimônia cultural realizada no Centro Tecnológico nesta quarta-feira, 30 de agosto.

Na manhã desta data, a Universidade Central do Paraguai, localizada em Pedro Juan Caballero, recebeu oficialmente os estudantes da turma 2025.2. Os recém-chegados participaram de um evento cultural no Centro Tecnológico, onde mais de seiscentos calouros foram homenageados com grande entusiasmo, marcando o início de uma nova fase na trajetória de cada um deles rumo à carreira médica.

Estudantes, familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica estiveram presentes neste momento especial para os novos alunos do curso de Medicina da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero.

O diretor da UCP de Pedro Juan, Carlos Bernardo, destacou o significado da escolha feita por cada calouro. “Vocês já fazem parte da nossa instituição — a maior e mais renomada universidade de medicina do Paraguai e reconhecida na América Latina”, afirmou Bernardo.

O tradicional juramento do jaleco foi celebrado com vários momentos significativos, desde a recepção até o instante final em que cada futuro médico pronunciou o compromisso com seu “eu juro”, reafirmando sua responsabilidade diante da futura profissão.

O coordenador de orientação profissional da UCP em Pedro Juan, José Luiz Castro, enfatizou a importância desse momento na trajetória de cada indivíduo. “Vocês não estão apenas começando uma faculdade; estão iniciando um caminho rumo à futura profissão de médico, e certamente encontrarão obstáculos pelo caminho. Contudo, não desistam. Sonhem grande, realizem seus objetivos e dediquem-se aos estudos. Em breve, terão o orgulho de ouvir de um paciente que, graças a vocês, está com sua saúde recuperada. Pensem nisso constantemente e valorizem esse sentimento”, afirmou.

O administrador da UCP-PJC, Newton Luiz de Oliveira, ressaltou a missão individual de cada estudante.

“O mais difícil vocês já enfrentaram: decidir estar aqui. Assim sendo, os próximos seis anos representarão desafios pessoais e coletivos, além de uma verdadeira missão para cada um de vocês. Sejam todos muito bem-vindos à nossa instituição”, acrescentou.

Carlos Bernardo destacou em sua fala a hospitalidade do povo paraguaio. Ele afirmou que não deve se imaginar que aqui não há leis; elas existem. Para quem busca cometer o mal, certamente irá encontrá-lo. Você não veio até aqui para apenas passear ou por outro motivo qualquer, mas para estudar e cumprir sua missão. Os desafios virão, assim como os dias difíceis e ainda mais difíceis pelo caminho, porém é importante manter a calma, a serenidade, a determinação e o foco no objetivo de se tornar um profissional médico de excelência dentro de seis anos, ressaltou.

O momento do juramento do jaleco foi enriquecido por uma apresentação cultural, com um show musical da cantora e médica formada pela UCP de Pedro Juan Caballero, Natália Iturbe, além da participação da banda municipal de música e do grupo de dança.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-