12 C
Dourados
sexta-feira, 4 de julho de 2025
- Publicidade-spot_img

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul irá monitorar de perto a construção milionária na BR-163 após a troca de nome da concessionária

- Publicidade -

Os trabalhos na estrada têm início marcado para 1º de agosto, e a Motiva deverá relatá-los trimestralmente.

A Assembleia decidiu aumentar a fiscalização sobre a nova responsável pela BR-163, a Motiva, que substituiu a CCR MS Via e não cumpriu contratos anteriores.

Durante uma reunião na tarde da última terça-feira (1º), realizada na Sala da Presidência, representantes da Motiva se comprometeram a fornecer atualizações trimestrais à Comissão Temporária de Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, vinculada à Alems.

Com o início das obras em 1º de agosto, a Motiva será obrigada a prestar contas periodicamente à Comissão, com o objetivo de evitar os descasos ocorridos anteriormente.

O valor investido é considerável: R$ 9,3 bilhões destinados a melhorias e modernização de 845 quilômetros da rodovia que passa por 21 municípios, do trecho entre Sonora até Mundo Novo.

O contrato tem duração de 29 anos, mas nos nove primeiros já estão programadas as principais obras, com R$ 2 bilhões saindo do papel nos três primeiros anos. Além da duplicação de 203 quilômetros — hoje existem só 150 —, o pacote inclui 150 quilômetros de terceiras faixas, contornos urbanos, passarelas, travessias e até wi-fi ao longo do trecho.

O deputado Junior Mochi (MDB), presidente da comissão, lembrou que o monitoramento constante é essencial para evitar o que chamou de “briga para cumprir contrato”, como aconteceu no passado.

O deputado Pedrossian Neto (PSD) reforçou que a transparência das obras será prioridade absoluta. Outros parlamentares também participaram da reunião com a direção e o setor técnico da Motiva, para ouvir o cronograma e garantir que a empresa, apesar de ter mudado de nome, não deixe a população na mão novamente.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-