Localizada no Jardim Flórida I, a UBS permaneceu aberta das 7h às 22h para atender moradores da região e também para aplicar vacinas contra a Influenza em grupos prioritários; esse horário prolongado será mantido nesta sexta-feira, sábado e domingo.
A iniciativa da Prefeitura de Dourados de ampliar o funcionamento da UBS Seleta das 7h às 22h mostrou-se eficaz ao diminuir a sobrecarga na UPA, que funciona 24 horas. Durante o plantão, a unidade atendeu 93 pacientes com urgências médicas, enquanto a UPA recebeu 360 pessoas ao longo de todo o dia. Essa extensão de horário na UBS Seleta continuará nesta sexta-feira de ponto facultativo, uma vez que as demais unidades básicas permanecem fechadas, assim como no sábado e domingo.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, orienta que as pessoas procurem atendimento médico na UBS Seleta apenas para casos de emergências. “As consultas eletivas, que não demandem urgência, podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros a partir de segunda-feira”, explica o secretário. “Contudo, pessoas com sintomas gripais devem procurar tanto a Seleta, das 7h às 22h, quanto a UPA, já que o diagnóstico precoce da doença e o início imediato do tratamento evitam o agravamento do quadro clínico do paciente”, ressalta.
O alerta do secretário Márcio Figueiredo tem motivo. Os 20 leitos de UTI do Hospital da Vida estão lotados e mais de 10 pacientes esperam por uma vaga em leito na Unidade de Terapia Intensiva. A Unidade Básica de Saúde Seleta e o Pronto Atendimento Médico (PAM) vão aplicar vacina contra a gripe Influenza nesta sexta-feira (2), sábado e domingo. Na Seleta a vacinação acontece das 7h às 22h e no PAM das 7h às 17h.
No feriado do Dia do Trabalho as equipes de imunização vacinaram 190 pessoas na Seleta e 183 no PAM. Além disso, a equipe do PAM se deslocou até o Centro de Conveniência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, onde acontecia o evento Café Bilíngue e aplicou outras 60 doses no público alvo da campanha de vacinação. “Essa iniciativa foi de extrema importância porque identificamos 60 pessoas que já poderiam ter tomado a vacina e não tomaram”, ressaltou Márcio Figueiredo. “Vamos repetir ações como essa, já que as pessoas não estão indo aos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde irá até elas para aplicar a vacina”, completou.
O secretário alerta que a melhor prevenção contra a gripe e outras doenças respiratórias graves é a vacinação, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são pessoas de maior risco para à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Prefeitura de Dourados tem como objetivo garantir que um maior número de pessoas pertencentes ao grupo prioritário tenha acesso à imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.
A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais.
Com a queda nas temperaturas e com a promessa de um inverno rigoroso, o aumento de casos de doenças respiratórias tem superlotado os hospitais em todo o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes. A vacinação no fim de semana busca facilitar o acesso e garantir maior adesão à campanha e a recomendação, é que a população procure o serviço o mais rápido possível para garantir a proteção contra a gripe.