17.1 C
Dourados
sábado, 3 de maio de 2025
- Publicidade-spot_img

Governo de MS encerrou o primeiro trimestre de 2025 com a criação de 12.584 empregos formais

- Publicidade -

Durante os três meses iniciais do ano, o estado aumentou seu estoque de trabalhadores com carteira assinada para 682.901, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, compilados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O período foi marcado por uma sequência positiva na geração de empregos formais. Em janeiro, o saldo entre admissões e desligamentos gerou 3.255 novas posições; em fevereiro, esse número subiu para 8.215; e em março, foram mais 1.114 novos contratos assinados com carteira registrada no estado.

No mês de março, o setor de Serviços foi responsável pela maior quantidade de contratações, com 1.613 vagas abertas. A Indústria criou outras 550 oportunidades, enquanto a Construção Civil contribuiu com mais 453 vagas. Dois setores apresentaram redução nas contratações: Comércio (-466) e Agropecuária (-1.036). Quanto ao perfil dos trabalhadores contratados em março, as mulheres representaram quase toda a expansão (1.078), ficando os homens com as demais 36 vagas.

Dentro do setor de Serviços, o subsetor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas apresentou melhor desempenho, com 688 novas vagas. Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais vem em segundo, com 661 empregos formais.

Já o subsetor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, dentro do setor Agropecuária, registrou saldo negativo de 1.114 demissões, exatamente igual ao saldo final do mês. Outro subsetor com retração significativa foi o de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-466), dentro do setor de Construção.

Na distribuição regional das vagas, pela primeira vez uma cidade do interior superou a Capital na geração de empregos formais. Inocência, que recebe a nova planta de celulose do Grupo Arauco, teve saldo de 585 empregos formais em março.

Em seguida veio Campo Grande com 569 novas contratações, seguido de Dourados (219), Bataguassu (140), Três Lagoas (125), Naviraí (93), Fátima do Sul (70), Rio Verde e Anastácio (64) e fechando o ranking dos 10 municípios que mais contrataram em março, Nova Andradina com 54 novos empregos gerados.

Com informações: Comunicação Semadesc
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-