As repartições públicas municipais estarão fechadas nos dias 1º e 2 de maio, mas os serviços essenciais continuarão em operação.
A Prefeitura de Dourados informa que, devido ao feriado nacional de 1º de maio – Dia do Trabalhador, as repartições públicas municipais também não funcionarão na sexta-feira, dia 2. Essa decisão foi oficializada por meio de um decreto assinado pelo prefeito Marçal Filho e está de acordo com o calendário de feriados e datas comemorativas da cidade.
Nos dois dias de feriado, os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública e coleta de lixo, estarão em funcionamento normal, com equipes de plantão para atender à população. A Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil também estarão operando.
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) atenderá normalmente neste feriado e a Unidade Básica de Saúde – Seleta, localizada no Jardim Flórida, dará suporte a rede das 7h às 22h. O PAM (Pronto Atendimento Médico) também permanecerá aberto para retirada de medicamentos e aplicação da vacina contra a Influenza e Covid-19 para os grupos prioritários, das 7h às 17h.
Já a coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente no feriado, sem interrupção.
Comércio, bancos e serviços privados
O comércio de rua estará fechado apenas na quinta-feira (01), funcionando normalmente na sexta-feira (02). Os grandes supermercados não têm obrigatoriedade de fechamento no feriado e podem operar conforme decisão própria. Já o shopping center da cidade funcionará na quinta-feira em horário especial: praça de alimentação das 11h às 22h e lojas das 13h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento será normalizado.
As agências bancárias não abrirão na quinta-feira (01) para atendimento presencial. Compensações como TEDs também não serão efetivadas. O PIX, no entanto, continuará operando normalmente. O atendimento bancário será retomado na sexta-feira.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também decretou ponto facultativo para a sexta-feira (02), mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento.