14/12/2016 12h17 – Atualizado em 14/12/2016 12h17
Um entendimento inicial para a troca de tecnologia, cooperação, intensificação e diversificação do comércio foi firmado entre a Embrapa e o Instituto Volcani de Israel. O instituto israelense é voltado para a pesquisa de plantas e a conservação da água e do solo.
Em viagem oficial a Israel, o secretário-executivo do Mapa e presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Eumar Novacki, reuniu-se com o diretor geral do Ministério da Agricultura do país, Shiomo Ben Eliyahu, com quem acertou ações para a cooperação entre os dois centros de pesquisa.
O interesse brasileiro está direcionado a pesquisas em aquicultura, aproveitamento de água, conservação de grãos em silos, trigo no clima árido e lácteos. Israel possui tecnologia para a produção de até 12 mil litros de leite anual por vaca.
Foram traçadas também estratégias para diversificar e intensificar o comércio agropecuário entre os dois países. Entre os temas tratados como prioridades se inclui a piscicultura e o fornecimento de carnes in natura não congeladas, atendendo preceitos religiosos. Estão na pauta comum, ainda, a produção de energia agrícola renovável e a preservação ambiental.
Fonte: Universo Agro
