10/11/2015 15h45 – Atualizado em 10/11/2015 15h45
O agronegócio brasileiro é uma fortaleza e está fadado a alimentar o mundo, disse o empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de Administração da BRF, em palestra na última segunda-feira (09), durante a HSM ExpoManagement 2015, realizada em São Paulo (SP).
Convidado a falar no evento sobre gestão de crise, Diniz citou o agronegócio como o Brasil que vem dando certo. “Se você sobrevoar o Mato Grosso, por exemplo, verá aquele mar de milho e soja. É onde o Brasil se supera. É só o governo não atrapalhar”, assinalou. Segundo o empresário, a BRF, por exemplo, cresceu – até setembro – 6% em tonelagem no mercado doméstico.
De acordo com Diniz, que também é membro do conselho de administração do Carrefour, o Brasil vive uma crise muito mais política, entre os três poderes – especialmente o executivo versus o legislativo – do que propriamente econômica. “Temos US$ 370 bilhões em reservas”, lembrou, acrescentando que “o dia que isso [a crise política] for resolvida, o País superará a econômica”.
Só que paralelamente a isso, segundo o empresário, que é, ainda, presidente do Conselho de Administração da Península, gestora de investimentos de sua família, o Brasil precisa aumentar sua eficiência produtiva. “Precisamos investir em capacitação, formar boas lideranças, e para isso educação é fundamental.”
À plateia, Diniz também deu algumas dicas relacionadas à boa administração dos negócios. “Numa crise, a primeira coisa que tem de fazer é ter espírito de sobrevivência. Sobreviver a qualquer custo. A segunda coisa que eu recomendo: olho no caixa. Por mais que se tenham dificuldades e problemas, se tem uma coisa que mata é o caixa”, ressaltou.
Segundo o empresário, o mais importante é uma empresa não querer ser uma entre tantas, mas ser a empresa. “Um bom líder é aquele que procura conhecer a si próprio. Ter objetivos claros, que conecta as pessoas abaixo deles, que capacite os seus times.”
Fonte: Universo Agro


