15.4 C
Dourados
quarta-feira, 16 de julho de 2025
- Publicidade-spot_img

Governo homenageia gaúchos que vivem em Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

17/09/2013 11h00 – Atualizado em 17/09/2013 11h00

Gaúchos que se destacaram pela atuação em prol do desenvolvimento do Estado foram homenageados na noite de segunda-feira (16), durante sessão solene

O evento, que integra as comemorações da Semana Farroupilha, foi uma proposição do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul e o secretário estadual de Habitação, Carlos Xavier Marun, deputado licenciado da Casa de Leis. “Este é um ato louvável de reconhecimento a todos aqueles que têm dado parcela significativa de contribuição e ajudado a construir o Mato Grosso do Sul que todos queremos”, afirmou Mochi. “Cultuar o que fizeram de bom engrandece nossa história”, complementou o deputado.

Em nome dos agraciados, Lidia Cappelli Zanatta, natural de Marau (RS), contou que chegou a Mato Grosso do Sul na década de 80, em busca de tratamento para o filho Arthur, portador de necessidades especiais. Em 1990, fundou o Movimento Tropeiro da Querência. Lidia ressaltou o papel decisivo da mulher gaúcha na Revolução Farropilha. “Entre as muitas mulheres, Anita Garibaldi se destacou por lutar de igual para igual”, disse. Também agradeceu a homenagem recebida. “Ao povo sul-mato-grossense, nossa gratidão, por permitir viver nesse chão, cultuando nossos costumes, tradições e nos integrando à cultura local”.

O conselheiro de Ética da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Hermelino de Mello, agradeceu todo o empenho e dedicação ao trabalho dos homenageados, que contribuíram com Mato Grosso do Sul. Já o presidente do Movimento de Tradições Gaúchas em MS (MTG), Natal Marchior, disse que se sentiu gratificado com a noite festiva. “Muito me honra estar na Assembleia Legislativa nessa homenagem ao povo gaúcho aqui em Mato Grosso do Sul, terra que nos recebeu tão bem”, afirmou. “Agradeço por esta homenagem, inclusive por hoje ter incluído quem também vive no interior do Estado”, reiterou.

Marun, que instituiu a celebração na Casa de Leis, lembrou que a homenagem aos gaúchos é realizada a cada dois anos, durante a Semana Farroupilha, quando a tradição gaúcha é cultuada de forma ainda mais festiva. “ E vale lembrar que nossa tradição vai além do lenço, das roupas e músicas; nossas tradições são a amizade, companheirismo, coragem e lealdade”, disse. O governador André Puccinelli (PMDB) lembrou a trajetória e os tempos em que morou em Porto Alegre, recém-chegado de Viareggio, Itália. “E nunca vi uma colônia que mais cultua suas tradições do que o povo gaúcho”, afirmou. Depois, já em Fátima do Sul (MS), Puccinelli disse que passou a admirar ainda mais os migrantes, que “auxiliaram sobremaneira o nosso Mato Grosso do Sul”.

Foram homenageados: Anito Fassini, Edgar Paulo Marcon, Elbio Afonso Meneguel, Flaviano dos Santos, Flávio Sperotto (in memorian); Gilberto dos Santos Souza (in memorian); Ivo Cherin, José Carlos Cardoso, Júlio Alves Martins, Libertato Portes de Barrios, Marlene Klein (in memorian), Luiz Kohl, Neide Garrido, Osmar José Schossler, Pedro Nivaldo Wilck, Romeu Aldino Seibt, Rosangela Silva Baptista, Tarcisio Bach e Walter Gargione Adams.

História – O troféu Harry Amorim Costa foi assim denominado em homenagem ao engenheiro e primeiro governador de Mato Grosso do Sul, nomeado pelo presidente da República, Ernesto Geisel, em março de 1978 e empossado em janeiro de 1979. Em 1982, foi eleito deputado federal pelo PMDB. Harry Amorim foi nomeado secretário de estado de Meio Ambiente em 1987 e faleceu um ano depois em acidente automobilístico.

Fonte: Marcos Santos

Fotos: Wagner Guimarães/ALMS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-